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1 QUEM É RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

O responsável pelo tratamento dos seus dados é a entidade que determina as finalidades e os meios de tratamento dos dados pessoais. Para efeito desta Política de Privacidade, o responsável pelo tratamento é a AUTO-MARAN (COIMBRA, S.A.), sita na Rua Dr. Manuel Almeida e Sousa, n.º 315, 3025-046 Coimbra.

Poderá entrar em contacto com o nosso Encarregado de Proteção de Dados, através do seguinte endereço eletrónico: dpo@auto-maran.pt.

Deverá ter adicionalmente em consideração a seguinte entidade:
Grupo SIVA – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A.

2 QUE DADOS PESSOAIS SÃO TRATADOS PELA AUTOMARAN

Os “dados pessoais” designam qualquer informação que permita identificá-lo direta (como o seu nome) ou indiretamente (como por exemplo, um número de cliente exclusivo). De uma maneira geral, comprometemo-nos a recolher apenas os dados pessoais que são pertinentes e adequados a cada uma das finalidades para as quais tratamos os seus dados pessoais. Os dados pessoais que recolhemos dependem da nossa interação consigo e podem incluir informações relativas:

  • À sua identidade e informações de contacto (apelido, primeiro nome, email, endereço postal, email, telefone, etc);
  • A dados relacionados com a sua situação pessoal e/ou profissional (situação familiar, categoria socioprofissional, etc);
  • Aos seus dados de pagamento e de transação (tipo de pagamento, desconto concedido, etc);
  • A dados relativos à nossa relação comercial, em especial os nossos contratos e interações (histórico das encomendas, intervenções pós-venda, contratos de serviços, sorteios, interações com o nosso serviço de apoio ao cliente, etc);
  • Aos dados de identificação do seu veículo (marca, modelo, matrícula, n.º de chassis, etc);
  • A dados de localização geográfica (o seu consentimento é recolhido quando a legislação assim o exige);
  • A dados relacionados com a utilização do veículo (quilometragem, trajeto, utilização do sistema de multimédia, etc) e, eventualmente, da bateria (nível de carga, por exemplo);
  • Se tiver um veículo conectado, aos dados que permitem efetuar o controlo do veículo e, eventualmente da bateria (trancamento/destrancamento, pré-climatização, programação da carga da bateria, etc) relativos ao modo de condução (utilização dos comandos, acelerações, travagens, etc) ou ao fornecimento dos serviços conectados ou aplicações integradas a bordo;
  • A dados necessários para a realização de ações de fidelização, prospeção, estudo e sondagem (por exemplo, as suas preferências em matéria de veículos);
  • A dados relativos aos seus perfis digitais (contas online);
  • A dados relacionados com a utilização dos nossos websites e aplicações móveis, bem como as nossas comunicações (número de visitas, página visitada, abertura das nossas mensagens, etc).
  • Se optar por não fornecer os dados obrigatórios, provavelmente não poderemos tratar o seu pedido ou fornecer os serviços em causa.
  • No que respeita às outras informações, estas destinam-se a conhecê-lo melhor, particularmente para lhe enviar mensagens publicitárias personalizadas. Por conseguinte, estas informações são de carácter facultativo.

Solicitamos-lhe que nos informe, por escrito, sobre qualquer modificação relativa aos seus
dados pessoais.

3 PARA QUE SÃO UTILIZADOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

Fornecemos-lhe explicações sobre o contexto de recolha dos seus dados, as finalidades para as quais os tratamos e o período durante o qual os conservamos.

3.1. Contexto de recolha:

Recolhemos os seus dados pessoais, nomeadamente quando:

  • Visita algum dos nossos websites, que podem utilizar cookies ou outros web beacons;
  • Nos contacta através de um formulário online, email, telefone, live chat, visita a concessão ou por qualquer outro meio;
  • Compra um veículo ou um serviço (manutenção, reparação, garantia, serviços conectados);
  • Utiliza um serviço conectado;
  • Responde a um dos nossos estudos ou inquéritos de satisfação;
  • Cria uma conta de utilizador para ter acesso aos nossos serviços a partir do seu computador ou smartphone;
  • Interage connosco através das redes sociais, nomeadamente com os botões “Gosto”, “Partilhar” ou “Twitter” nas páginas da AUTO-MARAN, o que pode implicar recolhas ou trocas de dados pessoais entre as redes sociais e nós.

Também podemos obter informações adicionais sobre si através de outras empresas do nosso Grupo ou de parceiros, com o seu consentimento quando tal seja legalmente exigido.

3.2. Objetivos do tratamento de dados pessoais:

No âmbito das nossas relações e consoante o contexto em que os seus dados pessoais sejam recolhidos, podemos ter de utilizar os seus dados para:

  • Gerir as nossas primeiras interações
  • Gerir a nossa relação comercial
  • Gerir os serviços fornecidos pelo seu veículo conectado e aplicações integradas a bordo
  • Desenvolver estudos e análises
  • Gerir as nossas operações de marketing
A – Gerir as nossas primeiras interações
Finalidades Fundamento Jurídico
Na sequência das visitas aos nossos websites ou aplicações móveis, e gestão do respetivo funcionamento e segurança
Na sequência das visitas aos nossos websites ou aplicações móveis, e gestão do respetivo funcionamento e segurança
Pedidos de informação, de estimativas/orçamentos, de test drive
Este tratamento é justificado pela relação pré-contratual resultante da sua solicitação ou das nossas obrigações legais (colaboração com as autoridades para a cobrança de coimas por infração)
Navegação e interações com o nosso Facebook
Este tratamento é justificado pela sua relação contratual enquanto utilizador do Facebook. Neste contexto, a AUTO-MARAN e o Facebook são responsáveis conjuntos pelo tratamento de dados.

Chamamos a sua atenção para o facto de o Facebook realizar um relatório de atividade e estatísticas de forma anónimas a partir de visita à sua página com fins de gestão da promoção da atividade da AUTO-MARAN, podendo igualmente utilizá-los para melhorar o sistema de publicidade do Facebook. Para mais informações relativas aos tratamentos de dados pessoais realizados pelo Facebook, consulte a política de privacidade desta rede social, no seguinte endereço: https://www.facebook.comn/about/privacy.

B – Gerir a nossa relação comercial
Finalidades Fundamento Jurídico
A gestão da encomenda do seu veículo e, nomeadamente, o respetivo seguimento, desde a fabricação até à entrega), o seu pedido de matrícula, a sua solicitação de documentos relativos ao veículo, os seus contratos (de manutenção, extensão de garantia, serviços conectados), as suas reparações, a sua garantia (nomeadamente, pedidos de imputação), assistência em viagem, etc
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco
A gestão das suas contas de utilizador e meios de autenticação
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco
A gestão da sua participação em fóruns, comunidades
Este tratamento baseia-se no seu consentimento
A gestão das suas reclamações
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (prevenção ou exercício dos nossos direitos em ações judiciais)
Responder aos seus eventuais pedidos de exercício de direitos relacionados com os seus dados pessoais
Este tratamento baseia-se nas nossas obrigações legais e pode exigir a verificação da sua identidade
A gestão dos nossos inquéritos de satisfação, a gestão e a resposta dos seus comentários, de forma a melhorar o seu nível de satisfação e os nossos produtos e serviços
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços)
Gestão da base de dados consolidada de clientes/potenciais clientes
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (com o objetivo de obter uma visão atualizada e consolidada dos dados)
A gestão da sua relação com o veículo, em particular, as várias operações realizadas no seu veículo
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (seguimento da qualidade dos nossos produtos)
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (seguimento da qualidade dos nossos produtos)
Este tratamento baseia-se nas nossas obrigações legais (legislação relativa a produtos defeituosos) e no nosso legítimo interesse (assegurar a qualidade dos nossos produtos)

Quando está em contacto com o serviço de apoio ao cliente, o nosso objetivo é responder o melhor possível aos seus pedidos. Para melhorar a qualidade dos nossos serviços, formar e avaliar os nossos colaboradores, as suas chamadas, poderão ser gravadas.

Todavia, poderá opor-se a esta gravação a qualquer momento e sem que seja necessária justificação.

C- Gerir os serviços fornecidos pelo seu veículo conectado e aplicações integradas a bordo
Finalidades Fundamento Jurídico
Garantir a sua segurança na estrada (chamada de emergência, alerta para o risco de colisão, deteção de transposição involuntária de via, limitador de velocidade e travagem de emergência automática)
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco ou pelas nossas obrigações legais.
Fornecer-lhe e gerir as suas aplicações comerciais (publicidade orientada, assistência no local, seguro personalizado)
Este tratamento é justificado, consoante a situação, pelo seu consentimento ou pelo nosso legítimo interesse (fornecer-lhe conteúdos pertinentes) ou pela execução do contrato que celebrou connosco.
Assegurar a cibersegurança dos sistemas
Este tratamento é justificado pelo nosso legítimo interesse (fornecer-lhe sistemas seguros)
Ativar os seus serviços conectados e aplicações integradas a bordo, gerir as suas contas e os contratos associados
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco.
Combater o roubo (notificação de roubo, seguimento dos veículos roubados)
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco
Fornecer-lhe os serviços conectados e aplicações integradas de ajuda à condução (mensagens de antecipação, eco condução, ajuda ao stacionamento)
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco.
Controlo à distância (controlo do veículo e do quadro de instrumentos)
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco.
Fornecer-lhes serviços conectados e aplicações integradas de navegação
Este tratamento baseia-se no seu consentimento.
Gerir e fornecer-lhes os serviços relacionados com a bateria e os serviços conectados e aplicações integradas a bordo associados.
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco.
Fornecer-lhes serviços de diagnóstico, de assistência e de manutenção dos seus veículos, dos sistemas e das cartografias (alertas relativos ao funcionamento do veículo, à data da inspeção periódica obrigatória, a atualizações de software efetuadas à distância, manutenção proativa, manutenção preditiva…)
Este tratamento é justificado pela execução do contrato que celebrou connosco.

Alguns serviços conectados ou aplicações integradas a bordo que subscreveu utilizam serviços propostos pela Google, para lhe fornecer dados cartográficos ou pontos de interesse no veículo ou no smartphone. Para mais informações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais que poderão envolver a Google, por favor consulte a política de privacidade deste motor de pesquisa, no seguinte endereço:

https://policies.google.com/privacy?hl=pt-pt

Alguns serviços conectados e aplicações integradas a bordo podem exigir o tratamento dos seus dados de localização. O seu consentimento é solicitado antes do tratamento destes dados. Pode retirar o seu consentimento e suspender este tratamento a qualquer momento.

D – Desenvolver estudos e análises

Os estudos e análises são efetuados com o objetivo de medir o nosso desempenho, avaliar a qualidade dos nossos produtos e serviços e o nível de satisfação do cliente, melhorando-os de forma contínua.

Finalidades Fundamento Jurídico
Solicitar a sua participação em estudos no âmbito do desenvolvimento de novos produtos e serviços, de medição da nossa imagem de marca
Este tratamento baseia-se no seu consentimento.
Efetuar análises com vista a medir o nosso desempenho comercial, nomeadamente a eficácia das nossas operações de marketing
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (medição do desempenho da nossa atividade)
Pesquisa e desenvolvimento dos nossos produtos e serviços
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços)
Assegurar a qualidade dos nossos veículos, peças e serviços, nomeadamente através de estudos
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos produtos e serviços)
Realizar análises para melhorar o nível de satisfação dos nossos clientes
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (melhoria dos nossos produtos e serviços)
E – Gerir as nossas operações de marketing
Finalidades Fundamento Jurídico
Envio de campanhas publicitárias (digitais ou não), de newsletters
Este tratamento baseia-se no seu consentimento ou no nosso legítimo interesse (fornecimento de conteúdos pertinentes)
Sorteios, eventos, patrocínios
Este tratamento baseia-se no contrato (aceitação do regulamento)
Campanha publicitária online, personalização de conteúdos
Este tratamento baseia-se na sua aceitação dos cookies depositados/lidos no seu terminal
Análise avançada para personalização de marketing (criação de perfil) e melhoria do conhecimento dos nossos clientes e do nosso mercado
Este tratamento baseia-se no nosso legítimo interesse (para melhor conhecer os comportamentos dos nossos clientes e/ou fornecer-lhes conteúdos pertinentes)

Analisamos os dados pessoais dos nossos clientes e potenciais clientes, bem como os dados fornecidos diretamente (incluindo os dados relativos à navegação nos nossos websites e à utilização das nossas aplicações móveis, depois de obtido o seu consentimento) ou proveniente de terceiros (desde que tenha sido obtido consentimento, quando tal seja necessário), para criar algoritmos que nos permitem avaliar e/ou prever os seus eventuais interesses e preferências pelos nossos produtos e serviços (utilizando pontuações e segmentação).

Estas análises visam fornecer-lhe conteúdos personalizados, tais como propostas comerciais específicas por email, conteúdos nos nossos websites ou de terceiros, etc. por exemplo, estes tratamentos de dados podem implicar enviar-lhe propostas relativas ao segmento de veículo suscetível de lhe interessar. Isto permite-nos não lhe enviar mensagens publicitárias, se compreendermos que não correspondem aos seus interesses.

A utilização destas ferramentas é definida pela legislação, como sendo criação de perfil. Consideramos ser do nosso legítimo interesse compreender as preferências dos nossos clientes e potenciais clientes, de forma a fornecer-lhes conteúdos correspondentes às suas necessidades. Procedemos à ponderação dos respetivos interesses e implementámos medidas que nos garantem que os seus direitos e liberdades fundamentais não são violados.

Pode obter mais informações sobre este ponto, mediante pedido. Se pretender que não lhe enviemos mensagens baseadas num tratamento de criação de perfil, pode exercer o seu direito de oposição.

4 DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS

De acordo com a legislação aplicável, comprometemo-nos a não conservar os seus dados pessoais para além do tempo necessário para a prossecução das finalidades para as quais os recolhemos, por forma a responder às suas necessidades ou para cumprir com as nossas obrigações legais.

Para calcular o prazo de conservação dos seus dados pessoais, utilizamos os seguintes critérios:

  • O prazo de vigência do seu contrato;
  • O tempo necessário para processar o seu pedido ou reclamação;
  • O período de tempo que a sua conta de utilizador está aberta, a não ser que esta esteja inativa durante 3 anos;
  • O seu interesse pela nossa marca;
  • Pela necessidade de manter um registo das suas interações connosco, para efeitos de gestão da nossa relação comercial, uma vez que este prazo varia consoante tiver adquirido um veículo, um serviço, ou simplesmente tiver interagido connosco, sem celebrar qualquer contrato.;
  • As nossas obrigações legais ou regulamentares.

Quando já não existir a necessidade de utilizar os seus dados pessoais, estes serão eliminados dos nossos sistemas e dos nossos registos ou anonimizados, de forma a que não seja possível identificá-lo. No entanto, poderemos ter de conservar, em arquivo, alguns dos seus dados pessoais, de modo a podermos responder a eventuais ações judiciais, até ao termo do prazo de prescrição previsto pela legislação aplicável.

5 QUEM PODE ACEDER AOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Na AUTO-MARAN, asseguramo-nos de que apenas as pessoas devidamente habilitadas, devido às suas funções e missões, estão autorizadas a tratar os seus dados pessoais.

Podemos também ter de partilhar os seus dados pessoais com outras empresas do Grupo, que prestem serviços variados, ou filiais que prestam serviços financeiros, depois de obtido o seu consentimento quando tal seja exigido pela legislação.

Estas entidades podem agir como responsáveis pelo tratamento, de acordo com as respetivas políticas de proteção de dados pessoais, ou como prestadores de serviços, para desempenhar tarefas de acordo com as nossas instruções.

Para efetuar o tratamento integral ou parcial dos seus dados pessoais, recorremos a prestadores de serviços de confiança, que atuam como subcontratados de acordo com as nossas instruções e unicamente por nossa conta, nomeadamente para:

  • O alojamento, a exploração ou a manutenção das nossas bases de dados, websites e aplicações móveis;
  • O fornecimento de serviços de autenticação;
  • A gestão da relação com os clientes (call centers, fornecimento de ferramentas de comunicação, etc);
  • O fornecimento de serviços relacionados com o nosso marketing, nomeadamente, o envio de propostas comerciais;
  • A organização de sorteios, eventos;
  • A realização de estudos e sondagens.

Para todas estas partilhas de dados, comprometemo-nos a trabalhar apenas com empresas de confiança e a manter seguras estas relações (contratos, auditorias, garantias e testes de segurança).

Em alguns casos, podemos partilhar os seus dados pessoais com parceiros que os utilizarão para as suas próprias finalidades. Neste caso, estes parceiros atuam como responsáveis pelo tratamento e as suas políticas de tratamento de dados pessoais são aplicadas aos dados partilhados. Garantimos que solicitaremos o seu consentimento para esta partilha sempre que a legislação assim o exigir ou, pelo menos, para permitir que se oponha a tal.

Poderemos também oferecer-lhe a possibilidade de utilizar os seus dados de ligação às redes sociais, informamos que, neste caso, partilhará connosco as informações do seu perfil, sendo que os dados pessoais partilhados dependem da configuração da plataforma da rede social. Atente sempre na questão que, qualquer rede social tem a sua própria política de privacidade.

Por último, poderemos partilhar os seus dados pessoais com terceiros, no âmbito do cumprimento de obrigações legais, tais como a cobrança de coima por infração rodoviária, durante um test drive, ou por decisão judicial ou administrativa.

6 QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS

No que concerne à legislação relativa à proteção de dados, beneficia dos seguintes direitos:

  • Direito de oposição – ao tratamento dos seus dados pessoais com fundamento na sua situação particular e direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, nos casos em que tal esteja previsto na legislação aplicável;
  • Direito de oposição ao tratamento dos seus dados para fins de prospeção comercial – pode, a qualquer momento, opor-se ao envio das nossas comunicações relativas a propostas comerciais, novidades e eventos. Este direito pode ser exercido através da utilização da hiperligação de anulação da subscrição no email que lhe enviamos. Também se poderá opor a ser objeto de definição de um perfil.
  • Direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, para os fins para os quais o mesmo foi obtido.
  • Direito à informação – tem o direito de obter informações claras, transparentes e compreensíveis sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais e sobre os seus direitos.
  • Direito de acesso aos seus dados pessoais – tem o direito de obter informações relativas ao tratamento dos seus dados pessoais, bem como uma cópia dos mesmos.
  • Direito de retificação – tem o direito de solicitar a retificação dos seus dados se forem inexatos ou estiverem desatualizados, apesar de nos esforçarmos por manter atualizada a informação que lhe diz respeito, o que irá ajudar-nos a cumprir com a nossa obrigação legal de ter atualizado os seus dados pessoais.
  • Direito de portabilidade – dos seus dados pessoais, ou seja, em determinadas condições, o direito de receber os dados pessoais que nos forneceu num formato informático estruturado, correntemente utilizado, para que os possa transmitir a terceiros, se tal for tecnicamente possível.
  • Direito de apagamento (ou direito a ser esquecido) – tem o direito de mandar apagar ou eliminar os seus dados. Este direito pode ser limitado no âmbito da nossa relação contratual (contrato em curso) ou cumprimento de obrigações legais (nomeadamente, a prevenção ou o exercício dos nossos direitos em ações judiciais).

Pode encontrar mais informações relativamente aos seus direitos através do website da Comissão Nacional de Proteção de Dados (https://www.cnpd.pt/).

Por último, dispõe do direito de apresentar uma reclamação junto da CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados, relativa ao tratamento dos seus dados pessoais.

Agradecemos que, antes de efetuar qualquer reclamação, nos contacte, para que tentemos resolver o seu problema em conjunto.

7 COMO EXERCER OS SEUS DIREITOS

Para exercer qualquer um dos seus direitos, pode enviar-nos o seu pedido através do email: dpo@auto-maran.pt ou por carta para o endereço (Rua Dr. Manuel Almeida e Sousa, n.º 315, 3025-046 Coimbra), sendo necessário que nos forneça um comprovativo da sua identidade, sendo que ainda podemos ter de lhe solicitar algumas informações ou documentos (documento de identificação, Certificado de Matrícula) se não for possível identificá-lo ou para identificar os dados do seu veículo.

8 COMO GARANTIMOS A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Os seus dados pessoais estão armazenados em servidores seguros.

Implementamos, e exigimos dos nossos prestadores de serviços e parceiros, medidas apropriadas de segurança e proteção de dados, recorrendo às mais recentes tecnologias.

Quando o tratamento de um dado pessoal implica a sua transferência, asseguramos que essa transferência se processa segundo condições adequadas que garantem um nível suficiente de proteção, de segurança e de confidencialidade.

No âmbito da criação de uma conta digital, a inserção de uma palavra-passe que respeite os nossos padrões de segurança é obrigatória e faz parte da nossa política de privacidade. É da sua responsabilidade mantê-la secreta e segura.

Na medida do possível, os seus dados são tratados no Espaço Económico Europeu (EEE).

Todavia, dado que alguns dos nossos prestadores de serviços ou os seus subcontratados estão localizados em países fora do EEE, os seus dados são tratados nos respetivos países. Alguns destes países podem ter regulamentos sobre dados pessoais diferentes dos da União Europeia. Neste caso, prestamos especial atenção para garantir que esta transferência é efetuada em conformidade com os regulamentos aplicáveis e implementamos salvaguardas que asseguram um nível de proteção da sua privacidade e dos seus direitos fundamentais equivalente ao oferecido da União Europeia (nomeadamente, através da utilização de Cláusulas Contratuais-Tipo da Comissão Europeia).

Quando for considerado necessário, proceder-se-ão às alterações necessárias a esta política, sendo que sugerimos que consulte a nossa política sempre que nos visitar, por forma a conhecer a versão mais recente da mesma