Skip to content Skip to footer

“Let’s explore”: Škoda apresenta em Portugal a sua campanha de mobilidade elétrica

  • “Let’s Explore”: a campanha de mobilidade elétrica da Škoda apresentada em
    Portugal

  • Seis novos modelos BEV previstos até 2026: a Škoda Auto aumenta a sua ofensiva de automóveis elétricos

  • A Škoda irá propor uma gama completa de modelos totalmente elétricos – modelos BEV “Small”, “Compact”, “Combi” e “Space”, para além da popular família Enyaq

  • Os automóveis com motores de combustão interna modernos e altamente eficientes e os grupos propulsores híbridos plug-in continuarão a ser um importante pilar durante a fase de transformação

  • Robusta, autêntica e sólida: é assim que se define a nova linguagem de design

02 Lets explore Skoda apresenta em Portugal a sua campanha de mobilidade eletrica

Azambuja, 29 de maio 2023 – “Let’s Explore”, foi o nome do evento da Škoda, que aconteceu hoje em Lisboa, e que trouxe consigo todas as novidades da marca relativas à aceleração da sua campanha de mobilidade elétrica e transformação. Para apresentar ao público nacional a estratégia de produto e todos os novos lançamentos, esteve presente Björn Kröll, Diretor de Marketing de Produtos da Škoda Auto. Com o lançamento de quatro novos automóveis elétricos e dois modelos atualizados da família Enyaq, a Škoda planeia expandir a sua gama BEV para seis modelos até 2026. Os modelos com motores de combustão interna modernos e altamente eficientes e com os grupos propulsores híbridos plug-in continuarão a ser um dos pilares da gama da Škoda. Com as novas gerações do Superb e Kodiaq, os renovados Octavia, Kamiq e Scala, bem como os novos modelos BEV, a Škoda irá em breve oferecer o portfólio mais diversificado da sua história: combinando o melhor de ambos os mundos e oferecendo aos clientes em diferentes mercados o Škoda adequado a cada gosto e exigência.

 

Campanha elétrica acelerada: Um roteiro bem definido para a mobilidade elétrica
A Škoda Auto está totalmente empenhada na transição para a mobilidade elétrica, com seis novos modelos BEV planeados para serem lançados até 2026. O Enyaq iV, lançado com extraordinário sucesso em 2021 e o Enyaq Coupé iV cujo lançamento está planeado para o próximo mês de junho são os dois primeiros modelos da Škoda baseados na estrutura Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen. Ambos os modelos serão atualizados em 2025 para refletir a nova linguagem de design que irá caraterizar todos os modelos BEV da Škoda no futuro. Além disso, serão introduzidos quatro novos automóveis puramente elétricos até 2026:

  • “Small”, o futuro modelo de entrada para o segmento SUV A0;

  • “Compact”, o sucessor puramente elétrico do Karoq para o segmento dos SUV compactos, com a designação oficial Elroq;

  • “Combi”, para continuar a bem-sucedida tradição da Škoda no segmento das carrinhas familiares;

  • “Space”, a versão de produção do concept car de 7 lugares apresentado em agosto de 2022 que irá posicionar-se topo do portfólio.

 

O Combi, o primeiro BEV da marca com estilo de carroçaria station wagon, é um excelente acréscimo à gama. Incorpora os valores centrais da marca e transporta os pontos fortes deste popular estilo de carroçaria para a era da mobilidade elétrica. Todos os modelos BEV apresentarão a distinta linguagem de design Modern Solid, que sublinha as características que definem o ADN da marca: robustez, funcionalidade e autenticidade.

Luis Mateus, Diretor Geral da Škoda em Portugal, afirma: “A Škoda tem tido um crescimento exponencial em Portugal pela implementação de uma estratégia muito focada nas necessidades e na satisfação dos clientes e por uma gama de produto muito completa que agrada a todo o tipo de público. A entrada destes seis novos modelos totalmente elétricos em todos os segmentos até 2026, faz com que a marca acelere rapidamente para uma mobilidade individual elétrica e sustentável. Para além disso, com a nossa oferta de modelos novos e altamente eficientes com motores convencionais de combustão e propulsores híbridos, vamos conseguir oferecer o melhor de dois mundos – continuar a satisfazer os nossos clientes que procuram soluções de mobilidade convencionais e, simultaneamente, continuar a conquistar um publico que pretende, desde já, adotar as novas tendências de mobilidade elétrica com uma oferta de produto ampla e totalmente ajustada aos requisitos dos segmentos mais relevantes.”

 

Björn Kröll, Diretor de Marketing de Produtos da Škoda Auto, acrescenta: Até 2026, os nossos novos modelos puramente elétricos irão satisfazer as necessidades de um vasto leque de clientes já que iremos oferecer soluções à medida dos mesmos em diferentes segmentos. É a forma que encontrámos para dar aos nossos clientes os meios para explorar o mundo com estilo – de forma sustentável, segura e confiante, com produtos que incorporam o ADN da marca e simultaneamente representem a nossa nova linguagem de design Modern Solid“.

Os modelos PHEV e os equipados com evoluídos motores de combustão continuarão a ser um importante pilar

Os automóveis com modernos e eficientes motores de combustão interna (ICE) e com propulsores híbridos plug-in (PHEV) continuarão a ser um importante suporte do portfólio de modelos da empresa durante a transição para a mobilidade totalmente elétrica. Satisfazem as necessidades dos clientes à medida que os mercados transitam para a mobilidade elétrica a diferentes velocidades. Para a Škoda, o foco está sempre nas necessidades dos clientes, em todos os mercados. Ao longo dos próximos anos, a empresa irá, portanto, oferecer uma vasta gama de modelos acessíveis que respondem às necessidades de mobilidade individual dos seus respetivos clientes – com um propulsor elétrico, de combustão ou híbrido plug-in.

01 Lets explore Skoda apresenta em Portugal a sua campanha de mobilidade eletrica

Mobilidade elétrica: Um “six-pack” eletrizante até 2026

 

A Škoda Auto está a acelerar a sua campanha de mobilidade elétrica e aumentará a sua gama de automóveis BEV para um total de seis modelos até 2026. A marca disporá de um portfólio puramente elétrico particularmente diversificado no prazo de quatro anos, propondo o veículo certo para cada cliente. Para além do Škoda Enyaq e do Enyaq Coupé, que deverão ser atualizados em 2025 em linha com a nova linguagem de design Modern Solid, a Škoda planeia introduzir quatro novos veículos elétricos: “Small”, um modelo SUV de entrada; “Compact”, que terá a designação oficial Elroq; “Combi”, um modelo com carroçaria station wagon; “Space”, a versão de produção do concept Vision 7S. A Škoda Auto terá investido um total de 5,6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2027.

 

Vasta gama de veículos elétricos, do “Small” ao “Space”

Em 2025, o primeiro modelo BEV a ser lançado será o “Compact”, veículo que terá o nome oficial Elroq. Com um comprimento de cerca de 4,5 metros e com uma combinação de dimensões exteriores compactas e um interior espaçoso e muito prático, o Elroq será o sucessor exclusivamente elétrico do Škoda Karoq. Irá expandir ainda mais a carteira de modelos da marca no segmento dos SUV.

O futuro modelo de entrada de gama terá a designação de desenvolvimento “Small“. Será um automóvel sub-compacto com um preço de cerca de 25.000 euros que tornará a mobilidade elétrica acessível. Com cerca de 4,10 metros de comprimento, oferecerá uma capacidade de bagageira semelhante à do Scala. A apresentação deste modelo está planeada para 2025.

Também em 2025, o Enyaq e o Enyaq Coupé irão receber uma atualização e adotarão a nova linguagem de design Modern Solid, inicialmente apresentada no Vision 7S. Os modelos Enyaq iV foram os primeiros veículos Škoda baseados na estrutura Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen e como tal têm sido emblemáticos da nova era de mobilidade elétrica da marca.

O “Combi” desempenhará um papel fundamental entre os quatro novos modelos. Este modelo de aproximadamente 4,70 metros de comprimento será o primeiro automóvel com carroçaria station wagon totalmente elétrico da marca, assumindo os pontos fortes deste estilo de carroçaria particularmente popular elétrica. O BEV “Combi” com carroçaria station wagon será introduzido em 2026.

O maior dos futuros BEV da Škoda será o “Space” – a versão de produção do concept Vision 7S. Terá cerca de 4,9 metros de comprimento e assumirá um posicionamento superior no portfólio.

Novos automóveis com motor de combustão: Atualização do extenso portfólio de modelos

 

Os automóveis Škoda equipados com modernos e eficientes motores de combustão interna (ICE) continuarão a desempenhar um papel fundamental durante a transição e em função da velocidade a que os diversos mercados mudem o seu foco para a mobilidade elétrica. A Škoda Auto está a utilizar a sua longa experiência para otimizar continuamente estes motores e melhorar a sua eficiência. A atual oferta de modelos irá beneficiar de atualizações abrangentes. Uma nova geração do topo de gama Superb e do SUV Kodiaq serão lançados em 2024. O icónico modelo Octavia, bem como os best-sellers Kamiq e Scala deverão também ser renovados num futuro próximo.

 

Motores de combustão interna durante a era de transição

Os motores de combustão interna continuarão a ser um importante pilar para a Škoda durante a transição para a mobilidade elétrica. Os bem-sucedidos modelos Škoda equipados com motor de combustão desempenharão um papel fundamental na garantia da mobilidade individual em todos os mercados à medida que a transição para a mobilidade elétrica progride a diferentes velocidades. Com o seu vasto know-how, os engenheiros da Škoda estão a tornar os motores de combustão interna atuais ainda mais eficientes. A Škoda Auto está também a assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento da gama completa de motores EA211 dentro do Grupo Volkswagen.

Dois destaques para 2024: as novas gerações do Superb e Kodiaq

Em 2024 a Škoda irá lançar as novas gerações de dois importantes e bem-sucedidos modelos. A quarta geração do Superb, o topo de gama da Škoda, e a segunda geração do Kodiaq, o maior SUV da marca. Para além das variantes com os motores a gasolina e diesel mais evoluídos do fabricante de automóveis, ambos os modelos estarão também disponíveis em configuração híbrida plug-in.

Atualizações para o Octavia, Scala e Kamiq

Para além das novas gerações do Superb e do Kodiaq, a Škoda Auto irá em breve renovar três outros modelos na sua gama: o icónico Octavia e os compactos Kamiq e Scala. Estes dois últimos modelos em particular servem para sublinhar o foco da Škoda Auto na mobilidade individual acessível para uma vasta gama de clientes.

Sustentabilidade: Foco nas energias renováveis e nos materiais recicláveis

 

Para além de acelerar a sua transição para a mobilidade elétrica, a Škoda Auto está focada no reforço da sustentabilidade na produção de automóveis e nas suas cadeias de abastecimento. Isto inclui um compromisso de utilização de energia renovável nas suas instalações, um foco em materiais recicláveis e na reciclagem consistente de baterias de alta voltagem de veículos elétricos. O concept Vision 7S, no qual o BEV “Space” se baseia, estabeleceu o plano para a utilização de materiais nas futuras gerações de veículos.

 

Matérias-primas recicladas no Enyaq iV e no Vision 7S

A Škoda Auto coloca grande ênfase na sustentabilidade dos seus produtos e continuará a aumentar a utilização de materiais naturais e reciclados nos seus veículos. Ainda hoje, a produção dos painéis inferiores da carroçaria de um automóvel como o Škoda Enyaq iV envolve 13 quilos de plásticos reciclados. Estes provêm de antigas caixas de bateria e de para-choques. O concept Vision 7S dá uma visão muito concreta de como os materiais reciclados também podem ser utilizados no interior dos futuros automóveis.

Foco na totalidade da cadeia de abastecimento e utilização de energias renováveis

O foco da Škoda na sustentabilidade estende-se para além dos locais de produção da própria marca. A empresa promove esta ideia ao longo de toda a cadeia de valor. Isto inclui a seleção de matérias-primas sustentáveis, bem como a alavancagem de métodos de produção sustentáveis nas unidades de fabrico dos fornecedores. A empresa aplica os princípios da economia circular sempre que possível. No final desta década, a Škoda Auto estará a operar as suas três fábricas na República Checa com zero emissões líquidas de carbono e, por conseguinte, comprometeu-se a utilizar apenas eletricidade proveniente de fontes renováveis. A fábrica de Vrchlabí (para caixas de velocidades DSG) tem sido neutra em termos de CO2 desde 2020; as fábricas de Mladá Boleslav e Kvasiny seguir-se-ão em breve. A percentagem de utilização de energias renováveis nas instalações na República Checa foi de cerca de 35% em 2022.

Em parceria com o fornecedor de serviços de energia ČEZ, a empresa vai investir numa das maiores instalações fotovoltaicas de cobertura da República Checa para a sua fábrica principal em Mladá Boleslav. Quase 6.000 módulos solares de última geração fornecerão uma potência nominal de 2.300 kW, gerando mais de 2,2 GWh de eletricidade por ano. Na fábrica de Pune, na Índia, a Škoda encomendou recentemente um dos maiores sistemas de energia solar de cobertura do país na indústria automóvel. Esta instalação de energia solar irá gerar um total de 26,6 GWh de eletricidade por ano, cobrindo até 30% do consumo total da fábrica. Ajudará a compensar as emissões de CO2 resultantes da produção de automóveis naquela unidade em 28% por ano.

A Škoda Auto utiliza cuidadosamente os recursos em toda a sua produção. O Grupo Škoda reduziu o seu impacto ambiental por automóvel, em média, em mais de 43% em comparação com 2010 – desde o consumo de energia e água, emissões de CO2 e produção de resíduos até às emissões COV. Outro grande exemplo: as baterias usadas em modelos iV da Škoda entram num segundo ciclo de vida em unidades de armazenamento de energia estacionárias para estações de carregamento.

Produção de baterias na fábrica principal em Mladá Boleslav

A Škoda Auto fabrica sistemas de baterias para veículos com base na Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen em Mladá Boleslav desde maio de 2022. No total, o fabricante de automóveis já produziu mais de 500.000 sistemas de baterias (para modelos BEV e PHEV) na sua fábrica principal. São componentes-chave para o sucesso da transição para a mobilidade elétrica. A Škoda Auto vai colocar em funcionamento outra linha de montagem MEB antes do final deste ano. Isto irá aumentar a capacidade total de produção dos sistemas de baterias MEB de 1.000 para até 1.500 unidades por dia. Estão instalados nos modelos Enyaq iV e são também utilizados em veículos Volkswagen, Audi e Cupra. Além disso, 800 baterias são produzidas diariamente na fábrica principal em Mladá Boleslav para os modelos PHEV.

Nova linguagem de design Škoda: robusta, autêntica e sólida

 

A Škoda Auto está a assinalar a sua mudança para a mobilidade elétrica com uma nova linguagem de design para os seus próximos modelos BEV. Denominada Modern Solid, combina robustez, funcionalidade e autenticidade para criar veículos que encarnam a simplicidade moderna, a praticidade refinada e o design honesto. O concept car de sete lugares antecipa elementos específicos de design exterior e interior dos futuros modelos totalmente elétricos da Škoda.

 

O design transmite segurança e robustez, com um interior funcional

Para chegar à linguagem Modern Solid, a equipa Škoda Design liderada por Oliver Stefani reinterpretou as referências tradicionais da Škoda, abrindo, ousadamente, novos caminhos. O futuro design exterior minimalista e funcional transmite uma sensação de segurança e robustez. Além disso, os próximos modelos BEV serão muito aerodinâmicos para otimizar a sua eficiência. Isto poupa energia e aumenta a autonomia. No interior, a nova linguagem de design propõe conceitos espaçosos e contemporâneos, marcados por uma funcionalidade soberba e controlos intuitivos.

O Vision 7S – a antevisão da linguagem de design Modern Solid

O Vision 7S, um concept car de sete lugares apresentado pela primeira vez em agosto de 2022, fornece os primeiros vislumbres concretos da impressionante nova linguagem de design que irá caracterizar os futuros modelos BEV da Škoda. O design Škoda de nova geração combina robustez, funcionalidade e autenticidade.

A Škoda colocou grande ênfase na otimização da facilidade de utilização. A estrutura do menu para as funções do veículo e do sistema de infotainment no concept de sete lugares foi ainda mais simplificada. O ecrã tátil central suspenso e os seis botões que permitem o acesso direto a menus específicos, permitem um equilíbrio ideal entre controlos físicos e digitais. Tudo foi concebido para tornar a experiência do utilizador tão simples e intuitiva quanto possível. Por baixo dos botões de acesso direto na consola central, existem três grandes controlos rotativos. O volante redesenhado apresenta um novo lettering Škoda ao centro.