A Škoda Auto está a acelerar ainda mais o ritmo da sua campanha de mobilidade elétrica e transformação. Ao lançar quatro novos automóveis elétricos e dois modelos atualizados da família Enyaq, o fabricante de automóveis da República Checa planeia expandir a sua gama BEV para seis modelos até 2026. A Škoda Auto terá investido um total de 5,6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2027. Com o BEV “Small” no segmento dos pequenos SUV, o “Compact” com o nome oficial Elroq no segmento dos SUV compactos, um espaçoso modelo com carroçaria station wagon “Combi” e um SUV de sete lugares “Space”, a Škoda vai expandir e diversificar significativamente o seu portfólio totalmente elétrico. Ao longo da fase de transição para a mobilidade elétrica, os modelos com motores de combustão interna modernos e altamente eficientes e com os grupos propulsores híbridos plug-in continuarão a ser um dos pilares da gama da Škoda. Com as novas gerações do Superb e Kodiaq, os renovados Octavia, Kamiq e Scala, bem como os novos modelos BEV, a Škoda irá em breve oferecer o portfólio mais diversificado da sua história: combinando o melhor de ambos os mundos e oferecendo aos clientes em diferentes mercados o Škoda adequado a cada gosto e exigência.
Klaus Zellmer, Presidente do Conselho de Administração da Škoda Auto, diz: “Com seis novos modelos totalmente elétricos em todos os segmentos até 2026, a Škoda Auto está a avançar ainda mais rapidamente para uma mobilidade individual elétrica e sustentável. Em conjunto com os nossos novos e altamente eficientes modelos com motores convencionais e propulsores híbridos, estamos a oferecer o melhor de dois mundos – satisfazendo as necessidades dos nossos atuais e novos clientes em todo o mundo nesta época de transição.”
Martin Jahn, Membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Škoda Auto, acrescenta: “Até 2026, os nossos novos modelos elétricos alimentados a bateria irão abranger todos os segmentos de veículos que são relevantes para os nossos clientes. Estaremos a fornecer aos clientes os meios para explorar o mundo com estilo – de forma sustentável, segura e confiante, com produtos que apresentem o nosso novo design Modern Solid“.
Campanha elétrica acelerada: Um roteiro bem definido para a mobilidade elétrica
A Škoda Auto está totalmente empenhada na transição para a mobilidade elétrica, com seis novos modelos BEV planeados para serem lançados até 2026. O Enyaq iV e o Enyaq Coupé iV foram lançados com sucesso, respetivamente, em 2020 e 2022 como os dois primeiros modelos da Škoda baseados na estrutura Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen. Ambos os modelos serão significativamente atualizados em 2025 para refletir a nova linguagem de design que irá caraterizar todos os modelos BEV da Škoda no futuro. Além disso, serão introduzidos quatro novos automóveis puramente elétricos alimentados a bateria até 2026:
- “Small”, o futuro modelo de entrada para o segmento A0;
- “Compact”, o sucessor puramente elétrico do Karoq para o segmento dos SUV compactos, com a designação oficial Elroq;
- “Combi”, para continuar a bem-sucedida tradição da Škoda entre as stations wagons;
- “Space”, a versão de produção do concept car de 7 lugares apresentado em agosto de 2022 que irá posicionar-se topo do portfólio.
O Combi, o primeiro BEV da marca com estilo de carroçaria station wagon, é uma grande adição à gama. Incorpora os valores centrais da marca e transporta os pontos fortes deste popular estilo de carroçaria para a era da mobilidade elétrica. Todos os modelos BEV apresentarão a distinta linguagem de design Modern Solid, que sublinha as características que definem o ADN da marca: robustez, funcionalidade e autenticidade.
Os modelos PHEV e os equipados com evoluídos motores de combustão continuarão a ser um importante pilar
Os automóveis com modernos e eficientes motores de combustão interna (ICE) e com propulsores híbridos plug-in (PHEV) continuarão a ser um importante suporte do portfólio de modelos da empresa durante a transição para a mobilidade totalmente elétrica. Satisfazem as necessidades dos clientes à medida que os mercados transitam para a mobilidade elétrica a diferentes velocidades. Para a Škoda, o foco está sempre nas necessidades dos clientes, em todos os mercados. Ao longo dos próximos anos, a empresa irá, portanto, oferecer uma vasta gama de modelos acessíveis que respondem às necessidades de mobilidade individual dos seus respetivos clientes – com um propulsor elétrico, de combustão ou híbrido plug-in.
Mobilidade elétrica: Um “six-pack” eletrizante até 2026
- A Škoda Auto está a acelerar a expansão da sua gama de modelos BEV, a qual crescerá para seis modelos até 2026
- A família Enyaq, que deverá ser atualizada em 2025, será complementada por automóveis com as seguintes designações de desenvolvimento: ““Small”, “Compact”, “Combi” e “Space
- Elroq será o nome oficial do modelo “Compact”
- A Škoda Auto oferecerá a mais vasta gama de modelos da sua história
A Škoda Auto está a acelerar a sua campanha de mobilidade elétrica e aumentará a sua gama de automóveis BEV para um total de seis modelos até 2026. A marca da República Checa disporá de um portfólio puramente elétrico particularmente diversificado no prazo de quatro anos, propondo o veículo certo para cada cliente. Para além do Skoda Enyaq e do Enyaq Coupé, que deverão ser atualizados em 2025 em linha com a nova linguagem de design Modern Solid, a Skoda planeia introduzir quatro novos veículos elétricos: “Small”, um modelo SUV de entrada; “Compact”, que terá a designação oficial Elroq; “Combi”, um modelo com carroçaria station wagon; “Space”, a versão de produção do concept Vision 7S. A Škoda Auto terá investido um total de 5,6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2027.
Vasta gama de veículos elétricos, do “Small” ao “Space”
Em 2024, o primeiro modelo BEV a ser lançado será o “Compact”, veículo que terá o nome oficial Elroq. Com um comprimento de cerca de 4,5 metros e com uma combinação de dimensões exteriores compactas e um interior espaçoso e muito prático, o Elroq será o sucessor exclusivamente elétrico do Škoda Karoq. Irá expandir ainda mais a carteira de modelos da marca no segmento dos SUV.
O futuro modelo de entrada de gama terá a designação de desenvolvimento “Small”. Será um automóvel sub-compacto com um preço de cerca de 25.000 euros que tornará a mobilidade elétrica acessível. O modelo será produzido numa fábrica do Grupo Volkswagen em Espanha e será introduzido em 2025. Com cerca de 4,10 metros de comprimento, oferecerá uma capacidade de bagageira semelhante à do Scala.
Em 2025, o Enyaq e o Enyaq Coupé receberão uma atualização abrangente e adotarão a nova linguagem de design Modern Solid, inicialmente apresentada no Vision 7S. Os modelos Enyaq iV foram os primeiros veículos Škoda baseados na estrutura Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen e como tal têm sido emblemáticos da nova era de mobilidade elétrica da marca desde 2020 (Enyaq Coupé desde 2022)
O “Combi” desempenhará um papel fundamental entre os quatro novos modelos. Este modelo de aproximadamente 4,70 metros de comprimento será o primeiro automóvel com carroçaria station wagon totalmente elétrico da marca, assumindo os pontos fortes deste estilo de carroçaria particularmente popular e bem-sucedido para a era elétrica. O BEV “Combi” com carroçaria station wagon será introduzido em 2026.
O maior dos futuros BEV da Škoda será o “Space” – a versão de produção do concept Vision 7S. Terá cerca de 4,9 metros de comprimento e assumirá um posicionamento superior no portfólio.
Novos automóveis com motor de combustão: Atualização do extenso portfólio de modelos
- Os modelos eficientes e populares com motor de combustão continuam a ser um dos pilares do portfólio da Škoda Auto
- Novas gerações do topo de gama Superb e do excecional SUV Kodiaq, incluindo versões híbridas plug-in
- Atualizações para o bem-sucedido Škoda Octavia, bem como para o Kamiq e Scala
Os automóveis Škoda equipados com modernos e eficientes motores de combustão interna (ICE) continuarão a desempenhar um papel fundamental durante a transição, à medida que a marca muda o seu foco para a mobilidade elétrica. A Škoda Auto está a utilizar os seus conhecimentos para otimizar continuamente estes motores e melhorar a sua eficiência. A atual carteira de modelos irá beneficiar de atualizações abrangentes. Uma nova geração do topo de gama Superb e do SUV Kodiaq serão apresentados este outono. O icónico modelo Octavia da marca, bem como o Kamiq e o Scala, deverão também ser renovados num futuro próximo.
Motores de combustão interna durante a era de transição
Os motores de combustão interna continuarão a ser um importante pilar para a Škoda durante a transição para a mobilidade elétrica. Os bem-sucedidos modelos Škoda equipados com motor de combustão desempenharão um papel fundamental na garantia da mobilidade individual em todos os mercados à medida que a transição para a mobilidade elétrica progride a diferentes velocidades. Com o seu vasto know-how, os engenheiros da Škoda estão a tornar os motores de combustão interna atuais ainda mais eficientes. A Škoda Auto está também a assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento da gama completa de motores EA211 dentro do Grupo Volkswagen.
Dois destaques do ano 2023: as novas gerações do Superb e Kodiaq
Antes do final do ano, a Škoda irá apresentar novas gerações de dois importantes e bem-sucedidos modelos. A quarta geração do Superb, o topo de gama da Škoda, e a segunda geração do Kodiaq, o maior SUV da marca, farão as suas estreias mundiais este outono. Para além das variantes com os motores a gasolina e Diesel mais evoluídos do fabricante de automóveis, ambos os modelos estarão também disponíveis em configuração híbrida plug-in.
Atualizações para o Octavia, Scala e Kamiq
Para além das novas gerações do Superb e do Kodiaq, a Škoda Auto irá em breve renovar três outros modelos na sua gama: o icónico Octavia e os compactos Kamiq e Scala. Estes dois últimos modelos em particular servem para sublinhar o foco da Škoda Auto na mobilidade individual acessível para uma vasta gama de clientes.
Sustentabilidade: Foco nas energias renováveis e nos materiais recicláveis
- A Škoda Auto concentra-se em materiais ecológicos e recicláveis
- Produção 100% neutra em CO2 nas fábricas da marca na República Checa até 2030
- Segunda vida para baterias de alta tensão em sistemas de armazenamento de energia estacionários
Para além de acelerar a sua transição para a mobilidade elétrica, a Škoda Auto está focada no reforço da sustentabilidade na produção de automóveis e nas suas cadeias de abastecimento. Isto inclui um compromisso de utilização de energia renovável nas suas instalações, um foco em materiais recicláveis e na reciclagem consistente de baterias de alta voltagem de veículos elétricos. O concept Vision 7S, no qual o BEV “Space” se baseia, estabeleceu o plano para a utilização de materiais nas futuras gerações de veículos.
Matérias-primas recicladas no Enyaq iV e no Vision 7S
A Škoda Auto coloca grande ênfase na sustentabilidade dos seus produtos e continuará a aumentar a utilização de materiais naturais e reciclados nos seus veículos. Ainda hoje, a produção dos painéis inferiores da carroçaria de um automóvel como o Škoda Enyaq iV envolve 13 quilos de plásticos reciclados. Estes provêm de antigas caixas de bateria e de para-choques. O concept Vision 7S dá uma visão muito concreta de como os materiais reciclados também podem ser utilizados no interior dos futuros automóveis.
Foco na totalidade da cadeia de abastecimento e utilização de energias renováveis
O foco da Škoda na sustentabilidade estende-se para além dos locais de produção da própria marca. A empresa promove esta ideia ao longo de toda a cadeia de valor. Isto inclui a seleção de matérias-primas sustentáveis, bem como a alavancagem de métodos de produção sustentáveis nas unidades de fabrico dos fornecedores. A empresa aplica os princípios da economia circular sempre que possível. No final desta década, a Škoda Auto estará a operar as suas três fábricas na República Checa com zero emissões líquidas de carbono e, por conseguinte, comprometeu-se a utilizar apenas eletricidade proveniente de fontes renováveis. A fábrica de Vrchlabí (para caixas de velocidades DSG) tem sido neutra em termos de CO2 desde 2020; as fábricas de Mladá Boleslav e Kvasiny seguir-se-ão em breve. A percentagem de utilização de energias renováveis nas instalações na República Checa foi de cerca de 35% em 2022.
Em parceria com o fornecedor de serviços de energia ČEZ, a empresa vai comissionar uma das maiores instalações fotovoltaicas de cobertura da República Checa para a sua fábrica principal em Mladá Boleslav. Quase 6.000 módulos solares de última geração fornecerão uma potência nominal de 2.300 kW, gerando mais de 2,2 GWh de eletricidade por ano. Na fábrica de Pune, na Índia, a Škoda encomendou recentemente um dos maiores sistemas de energia solar de cobertura do país na indústria automóvel. Esta instalação de energia solar irá gerar um total de 26,6 GWh de eletricidade por ano, cobrindo até 30% do consumo total da fábrica. Ajudará a compensar as emissões de CO2 resultantes da produção de automóveis naquela unidade em 28% por ano.
A Škoda Auto utiliza cuidadosamente os recursos em toda a sua produção. O Grupo Škoda reduziu o seu impacto ambiental por automóvel, em média, em mais de 43% em comparação com 2010 – desde o consumo de energia e água, emissões de CO2 e produção de resíduos até às emissões COV. Outro grande exemplo: as baterias usadas em modelos iV da Škoda entram num segundo ciclo de vida em unidades de armazenamento de energia estacionárias para estações de carregamento.
Produção de baterias na fábrica principal em Mladá Boleslav
A Škoda Auto fabrica sistemas de baterias para veículos com base na Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen em Mladá Boleslav desde maio de 2022. No total, o fabricante de automóveis já produziu mais de 500.000 sistemas de baterias (para modelos BEV e PHEV) na sua fábrica principal. São componentes-chave para o sucesso da transição para a mobilidade elétrica. A Škoda Auto vai colocar em funcionamento outra linha de montagem MEB antes do final deste ano. Isto irá aumentar a capacidade total de produção dos sistemas de baterias MEB de 1.000 para até 1.500 unidades por dia. Estão instalados nos modelos Enyaq iV e são também utilizados em veículos Volkswagen, Audi e SEAT. Além disso, 800 baterias são produzidas diariamente na fábrica principal em Mladá Boleslav para os modelos PHEV.
Nova linguagem de design Škoda: robusta, autêntica e sólida
- O design Škoda de nova geração combina robustez, funcionalidade e autenticidade
- Os futuros modelos BEV encarnam a simplicidade moderna, a praticidade refinada e o design honesto
- O concept Vision 7S antecipa elementos específicos de design exterior e interior
A Škoda Auto está a assinalar a sua mudança para a mobilidade elétrica com uma nova linguagem de design para os seus próximos modelos BEV. Denominada Modern Solid, combina robustez, funcionalidade e autenticidade para criar veículos que encarnam a simplicidade moderna, a praticidade refinada e o design honesto. O concept car de sete lugares antecipa elementos específicos de design exterior e interior dos futuros modelos totalmente elétricos da Škoda.
O design transmite segurança e robustez, com um interior funcional
Para chegar à linguagem Modern Solid, a equipa Škoda Design liderada por Oliver Stefani reinterpretou as referências tradicionais da Škoda, abrindo, ousadamente, novos caminhos. O futuro design exterior minimalista e funcional transmite uma sensação de segurança e robustez. Além disso, os próximos modelos BEV serão muito aerodinâmicos para otimizar a sua eficiência. Isto poupa energia e aumenta a autonomia. No interior, a nova linguagem de design propõe conceitos espaçosos e contemporâneos, marcados por uma funcionalidade soberba e controlos intuitivos.
O Vision 7S – a antevisão da linguagem de design Modern Solid
O Vision 7S, um concept car de sete lugares apresentado pela primeira vez em agosto de 2022, fornece os primeiros vislumbres concretos da impressionante nova linguagem de design que irá caracterizar os futuros modelos BEV da Škoda. O design Škoda de nova geração combina robustez, funcionalidade e autenticidade.
A Škoda colocou grande ênfase na otimização da facilidade de utilização. A estrutura do menu para as funções do veículo e do sistema de infotainment no concept de sete lugares foi ainda mais simplificada. O ecrã tátil central suspenso e os seis botões que permitem o acesso direto a menus específicos, permitem um equilíbrio ideal entre controlos físicos e digitais. Tudo foi concebido para tornar a experiência do utilizador tão simples e intuitiva quanto possível. Por baixo dos botões de acesso direto na consola central, existem três grandes controlos rotativos. O volante redesenhado apresenta um novo lettering Škoda ao centro.